Capa » CULTURA INTERATIVA » Secretaria de Cultura faz lançamento de livro de Rui Leitão sobre Chico Buarque em Cajazeiras

Secretaria de Cultura faz lançamento de livro de Rui Leitão sobre Chico Buarque em Cajazeiras

O escritor Rui Leitão lança nessa sexta-feira (2), às 19h, na Biblioteca Pública Municipal de Cajazeiras, o livro “Um olhar interpretativo das canções de Chico Buarque”.

chicobuarque2

A obra, que tem selo da Ideia Editora, traz cem crônicas inspiradas nas letras de canções de Chico e tem prefácio assinado por Hildeberto Barbosa Filho, com texto de apresentação de Antônio Fonseca Jr.

O lançamento em Cajazeiras conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura. Rui Leitão afirma ter vários motivos para se sentir feliz em poder lançar seu mais recente livro em Cajazeiras. “Primeiro por ser a terra natal de meu pai, o escritor e historiador Deusdedit Leitão. Segundo por minha condição de ‘cajazeirado’, pois nessa cidade vivi a minha infância. E, por ultimo, por ser a cidade do Padre Rolim, berço da cultura paraibana. Então, é com muita satisfação que estarei apresentando aos amigos cajazeirenses esse trabalho literário em que publico cem crônicas inspiradas em letras de canções de Chico Buarque”, declara.

O prefeito José Aldemir lembra que Rui Leitão já tem diversos trabalhos literários de destaque no Estado, além de ser filho de um cajazeirense ilustre que muito contribuiu para a formação histórica e cultural do município: Deusdedit Leitão. Já para o secretário de Cultura, Ubiratan de Assis, o lançamento da obra insere Cajazeiras entre as cidades que sediam os bons lançamentos literários do Estado. Ele ressalta a importância e o talento de Rui Leitão no cenário cultural paraibano.

Sobre a obra, o critério principal adotado por Rui Leitão na seleção das músicas comentadas foi o da mensagem contida na letra das canções. Tanto as que têm uma linha voltada para o romantismo, quanto as que são carregadas de substância no discurso político da abordagem de questões sociais. As crônicas do livro foram publicadas, primeiro, nas redes sociais.

Segundo Rui Leitão, o mundo da internet abre espaços para que as pessoas possam trocar impressões, opiniões e idéias. Nessa linha em que usa por inspiração as letras de canções da música popular brasileira, é a segunda experiência de Rui Leitão. A primeira foi com a edição do livro “Canções que falam por nós”, editado pela A UNIÃO, onde escreveu 250 crônicas baseadas nas mensagens de músicas de vários compositores da MPB, em todos os tempos. Natural de Patos, filho de Deusdedit Leitão, Rui foi superintendente do jornal A União e Rádio Tabajara. Foi, ainda, diretor nacional de benefícios do INSS e ex-secretário de Administração da Prefeitura de João Pessoa.

Secom CZ

Enviar Comentário

O www.oagora.net esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o www.oagora.net gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.