Capa » COLUNISTAS » TRIUNFO 60 ANOS DE HISTÓRIA: Breve histórico político dos 60 anos de Triunfo, no interior da Paraíba.

TRIUNFO 60 ANOS DE HISTÓRIA: Breve histórico político dos 60 anos de Triunfo, no interior da Paraíba.

Entre amizades e rivalidades o município de Triunfo – Paraíba, comemora seu 60º ano de emancipação política, na administração do 16º prefeito da história da terra do Menino Deus, Espedito Filho.

TRIUNFO 60 ANOS

O site Oagora.net e a TV Oagoranet, trazem um breve histórico político do município, destacando o período dos dezesseis gestores que contribuíram para a instalação, organização e desenvolvimento do município de Triunfo, no interior paraíbano.

Hoje comemorando seus sessenta anos na administração do jovem prefeito, engenheiro Espedito Filho, que administra com seriedade e compromisso com o povo triunfense.

Segundo a história, o primeiro prefeito (Interino) do município de Triunfo foi o senhor Antônio Duarte de Aquino – conhecido por Atércio; que foi responsável pela instalação da nova entidade jurídica no estado da Paraíba. Emancipada em 22 de dezembro de 1961.

O mandato do senhor Atércio, nomeado interinamente pelo governador da época, Pedro Moreno Gondim. O prefeito interino ficou responsável para organizar as instalações do município com as eleições para prefeito e formação da Câmara de vereadores. Na verdade, a Câmara de vereadores só foi instalada em 10 de novembro de 1962.

Em 1962 o senhor Atércio consegue eleger o senhor João Ferreira de Alencar (Cícero Alencar), amigo de longas datas de Atércio e um dos militantes que lutou pela independência política do município de Triunfo.  

Depois dos 4 anos, Cícero Alencar conclui seu mandato e elege seu sucessor, o seu grande amigo Antônio Duarte de Aquino – conhecido por Atércio, que volta a administrar o município, dessa forma, já instalado> Ele fica por quatro anos e meio. Isso por volta de 1966, quando o relacionamento de ambos começa a declinar e um acirramento se instala entre os dois amigos de outrora, que se tornaram inimigos políticos e pessoais.

A pacata história de Triunfo faz uma pausa e esses dois líderes que pareciam ser amigos inseparáveis acabaram provocando tragédias lamentáveis.

Conforme a história, em 06 de setembro de 1968, o senhor Atércio, ainda prefeito de Triunfo assassina o seu antigo amigo e atual rival Cícero Alencar. Isso aconteceu na via pública de Triunfo, após uma discussão entre ambos.

Atércio se afasta do mandato por pouco tempo, cerca de dois messes depois ele volta ao cargo de prefeito do município.

Mais tarde, um filho de Cícero Alencar, vinga a morte de seu pai. Em 24 de junho de 1969, num embate bastante pavoroso, são mortos Atércio – ainda prefeito de Triunfo e o senhor Francisco Alencar, filho de Cícero, que vingou a morte, porém acabou morrendo também.

Após tudo isso, o 4º prefeito de Triunfo, Vicente Egídio, assume o cargo por 06 meses. O 5º prefeito administrou o município de Triunfo por 13 anos, sendo então o senhor João Evangelista Duarte – Doutorzinho, bastante conhecido e que na época destacou-se com suas ações na cidade triunfense.

O 6º prefeito foi Jose Bernardino Batista de Sousa –  Zé Bernardino, que ficou a frente do município por 10 anos, seguido do 7º gestor, José Francisco de Andrade Filho – Dr. Tiino, que ficou por 3 anos  e meio. O senhor  Joaquim Gomes Neto, foi o 8º prefeito, por seis meses.

Vem depois o ex-vereador João Coragem Pereira Júnior, sendo o 9º administrador do município, exerceu o mandato por cinco anos e meio, no seu segundo mandato é cassado pela justiça eleitoral.

Assume por dez dias o vereador da época Francisco Batista de Oliveira – Chico Batista (sendo 10º gestor), que passou o cargo para 11º administrador, o Dr. Damísio Mangueira da Silva, que exerceu a função por dez anos quatro meses é vinte dias.

Por 30 dias, assume a Dra Maria Sônia V. Silveira – Dra. Sonia, que passa o cargo para 13º gestor – Itamar Mangueira, que administrou por quatro anos, conseguindo eleger o 14º prefeito, Jose Mangueira Torres (Zé Mangueira), que ficou por 3 anos 11 meses 27 dias. Alberto Cândido de Sousa, foi 15º por 3 dias.

Finalmente, em novembro de 2020 é eleito 16º prefeito, o jovem engenheiro Espedito Filho. Atual gestor do município que já organizou uma vasta programação para ser cumprida a partir de amanhã, 19 de dezembro de 2021, com uma cavalgada, assim, a programação segue até o dia 22 de dezembro, com inaugurações e entrega de obras a população triunfense. Dia 22 é a data em que o município de Triunfo completa seus 60 anos de emancipação política. Hoje com as famílias vivenciando a paz e a harmonia.

Tudo o que passou, ficou para atrás, hoje as famílias triunfenses vivem em paz e com muita fé no Menino Deus, que ilumina toda a população que almeja e busca dias melhores para seus moradores.

 PARABÉNS TRIUNFO, QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO O SEU GESTOR E SEU POVO!!! 

Veja a programação:

1-584x1024

2-576x1024

4-574x1024

4-574x1024

6-552x1024

5-589x1024

Oagora,net “A notícia está aqui”

Com informações do amigo Márcio Batista e da revista especial de Emancipação política dos 50 anos de Triunfo/PB.

Enviar Comentário

O www.oagora.net esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o www.oagora.net gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.