Capa » FOTO NOTÍCIA » II Ursap e Associação de Apoio aos Portadores de Câncer promovem palestra sobre câncer de mama

II Ursap e Associação de Apoio aos Portadores de Câncer promovem palestra sobre câncer de mama

A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap) e a Associação  de Apoio  aos Portadores de Câncer de  Mossoró e Região (AAPCMR)  realizarão  quarta -feira (10), às 9h , no auditório  da unidade de saúde uma palestra sobre “Diagnóstico precoce do câncer de mama”.

OUTUBRO ROSA

O evento será direcionado aos profissionais de saúde  da II Ursap, Hospital Regional Dr. Tarcísio Maia, Hospital Rafael Fernandes, Hemocentro Regional de Mossoró, Banco de Leite Humano do Mossoró, Laboratório de Citopatologia,  e do  Laboratório Regional de Mossoró (LAREM). A palestra será ministrada pela enfermeira Keylla Duarte da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR).

A Especialista em logoterapia e Referência do Programa de Saúde Mental da II Ursap, Neide Rebouças de Oliveira abordará o tema “ Dialogando com o paciente com câncer de mama”.

Os participantes deverão levar um quilo de alimento não perecível  para ser doado à Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR).

A Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) foi criada em 3 de agosto de 1997. A entidade filantrópica oferece auxílio a pacientes de diversos municípios do Rio Grande do Norte que se deslocam à capital do Oeste Potiguar para tratamento na Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), que é referência no combate à doença.

A  Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC),  tem como missão o combate ao câncer, oferecendo uma assistência humanizada aliada à alta qualidade de seus profissionais e o uso da mais moderna tecnologia na área. Seu objetivo é prevenir, diagnosticar e tratar doenças oncológicas, adulto e infanto-juvenil, bem como as demais atividades correlatas.

“O objetivo da ação é reforçar nos profissionais de saúde a conscientização  sobre  a importância  do diagnóstico  precoce para tratamento  e cura do câncer  de mama, Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo.”, disse a Referência do Programa Saúde da Mulher da II Ursap, Maruska Matias Cortez.

CÂNCER DE MAMA

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma.

É o tumor que mais mata mulheres; – A cada ano, 22% dos casos novos de câncer em mulheres são neoplasias mamárias; – 95% a 100% dos casos de câncer de mama têm cura quando diagnosticados precocemente; – Homem também tem câncer de mama. Eles representam menos de 1% dos casos, porém neles é mais severo.

Fatores de risco

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genético-hereditários.

Sintomas

Nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída de líquido anormal das mamas.

“É fundamental apoiar os Municípios na educação permanente dos profissionais de saúde a fim de promover a qualificação profissional, desenvolvendo competências e habilidades relacionadas às ações de prevenção, controle e no cuidado às pessoas com câncer e definir estratégias de articulação com as Secretarias Municipais de Saúde com vistas ao desenvolvimento de planos regionais para garantir a prevenção e o cuidado integral da pessoa com câncer”, disse a gerente da II Ursap, Camila Alves.

 

 

 

 

 

Abdias Duque de Abrantes

Assessor de Comunicação Social

II Ursap MTB-PB Nº 604

 

Enviar Comentário

O www.oagora.net esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o www.oagora.net gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.