Capa » GERAL » Aniversário do advogado e coordenado do Curso de Direito da FASP, professor Joaquim Cavalcante de Alencar

Aniversário do advogado e coordenado do Curso de Direito da FASP, professor Joaquim Cavalcante de Alencar

Familiares, amigos, professores e funcionários da Faculdade São Francisco (FASP) de Cajazeiras – PB, celebraram sexta-feira (10), o aniversário do professor doutor Joaquim Cavalcante de Alencar. O aniversariante é casado com a Coordenadora Adjunta Professora Especialista Francisca Formiga Cavalcante de Alencar (Professora Tica Alencar).

JOAQUIM ALENCAR
São seus filhos o professor e advogado, Martsung Formiga Cavalcante Rodovalho Alencar, procuradora do Trabalho, Myllena Formiga Cavalcante de Alencar Medeiros e a advogada e Procuradora do Estado da Paraíba, Sancha Maria Formiga Cavalcante de Alencar.
PERFIL DO PROFESSOR JOAQUIM ALENCAR

O professor doutor Joaquim Cavalcante de Alencar é aluno fundador da Faculdade de Direito de Sousa (FDS) e ex-diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Sousa – PB. Professor aposentado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente é coordenador do curso de Direito da Faculdade São Francisco (FASP) de Cajazeiras – PB. Dr. Joaquim Cavalcante de Alencar é um advogado com mais de 40 anos de militância.

Professor Joaquim Cavalcante de Alencar possui graduação em Direito pela Universidade Regional do Nordeste (1976) e mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais da Universidad del Museo Social Argentino (UMSA). Aposentou-se como professor efetivo adjunto IV da Universidade Federal de Campina Grande onde foi diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG – Sousa-PB no período 2001-2012.

Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil.
Ingressou como aluno na turma pioneira da Faculdade de Direito de Sousa, em 1971. Sócio do escritório Alencar Advocacia – Advogados Associados situado na Rua João Machado, 535, João Pessoa-PB. É professor das disciplinas Introdução ao Estudo do Direito I, e Direito Civil I no Curso de Direito da Faculdade São Francisco (FASP) de Cajazeiras – PB.

Militante histórico do Partido dos Trabalhadores. Nas eleições de 1988 concorreu ao cargo de prefeito de Cajazeiras pelo PT. Apoiou da ex-presidenta Dilma. Apoiou a candidatura do governador João Azevedo (PSB) ao Governo da Paraíba. Apoiou a candidatura de Fernando Haddad para a presidência da República. Ocupou o cargo de Secretário Municipal de Controle Social (SMCS) no Governo da Prefeita Constitucional de Cajazeiras – PB, Dra. Denise Albuquerque de Oliveira.

Dr. Joaquim Cavalcante de Alencar é um profissional de notável saber jurídico e reputação ilibada. Um dos próceres advogados da Paraíba. É um referencial e uma liderança permanente, além de um verdadeiro patrimônio ético e profissional do Alto Sertão da Paraíba. Sua trajetória brilhante, intelecto ativo e engajamento firme nas questões da cidadania local, por anos a fio, nos enchem de orgulho e nos inspiram com o valor de seu exemplo. Também é conhecido e admirado por sua cordialidade, honradez e atenção ao bem-estar dos funcionários do STF. Defensor intransigente do Direito, da Democracia e da liberdade e Guardião do Estado Democrático de Direito. Possui as credenciais para ser Desembargador do Colendo Tribunal de Justiça da Paraíba.

Abdias Duque de Abrantes – jornalista, servidor público, advogado e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities

Enviar Comentário

O www.oagora.net esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o www.oagora.net gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.