Capa » GERAL » Paraíba está acima da média nacional com 40% de juízas em atividade

Paraíba está acima da média nacional com 40% de juízas em atividade

A representatividade feminina no Poder Judiciário estadual está acima das estatísticas nacionais. Atualmente, dos 254 juízes que atuam nas 78 comarcas do Tribunal de Justiça da Paraíba, 109 são mulheres.

juizas_agamenide_ivina_e_lessandra

A representatividade feminina no Poder Judiciário estadual está acima das estatísticas nacionais. Atualmente, dos 254 juízes que atuam nas 78 comarcas do Tribunal de Justiça da Paraíba, 109 são mulheres. Este número representa 40% de toda a magistratura estadual de 1º Grau. No 2º Grau de jurisdição, são 17 desembargadores e duas desembargadoras, o que representa 10% da Corte.

Entre 2010 e 2018, o percentual de ingresso de mulheres na magistratura nacional caiu para cerca de 35%. Os números foram revelados em recente pesquisa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Já a pesquisa promovida pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), mostrou que o período de maior ingresso das mulheres na magistratura se deu entre 1990 e 1999 e entre 2000 e 2009. Nos dois intervalos de tempo estudados, as mulheres chegaram a representar, respectivamente, 38% e 41% do total de juízes no 1º Grau da carreira.

Nas fotos estão as juízas Ivna Mozart Bezerra Soares, Lessandra Nara Torres Silva e Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas .

Fonte ClickPB

Enviar Comentário

O www.oagora.net esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o www.oagora.net gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.