Capa » GERAL » Sesap e Hospital Rafael Fernandes concluem Capacitação em Manejo Clínico em HIV/AIDS.

Sesap e Hospital Rafael Fernandes concluem Capacitação em Manejo Clínico em HIV/AIDS.

Com o intuito de fortalecer a melhoria da qualidade da assistência às Pessoas Vivendo com HIV/AIDS no Hospital Rafael Fernandes, referência para os municípios da II e VIII Regiões de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte, e considerando também a perspectiva de educação permanente para equipe multi e interdisciplinar que atua na rede de atenção a esta população a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Hepatites Virais do RN,  realizou a  II Capacitação em Manejo Clínico em HIV/AIDS.

CURSO DE MANEJO CLINICO HIV E AIDS 5

O evento teve como objetivo Instrumentalizar os profissionais no manejo às pessoas vivendo com HIV/Aids visando uma melhoria na qualidade assistencial.  A capacitação teve início em 27 de abril de 2019 e  concluída em 17 de agosto de 2019. O curso foi realizado no Conselho Regional de Medicina/Mossoró.

A comissão organizadora do evento foi formada pela Responsável Técnica do Programa Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais do RN, Juliana Campos Soares; gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti; diretor geral do Hospital Rafael Fernandes, Leonardo Carlos Rodrigues de Menezes e Coordenadora do Núcleo de Gestão de Pessoas do Hospital Rafael Fernandes, Grináuria de Sousa Maia Porto. Teve a parceria do Conselho Regional de Medicina/Mossoró e o apoio da : II URSAP e do Programa Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais do RN /SESAP.

O tema Vigilância Epidemiológica e Notificação compulsória foi ministrado pela enfermeira mestra  do HRF, Fernanda Letícia da Costa Araújo/HRF; Propedêutica inicial aos pacientes com HIV/AIDS Prevenção combinada, pelo Dr. Alfredo  Passalacqua do HRF; Implicações Éticas e Legais das Sorologias: Sigilo e Confidencialidade na atenção, pelo psicólogo Dr. José Eder de Medeiros Alves; Início do Tratamento Adulto e Monitoramento da TARV (Cd4/CV)Diagnóstico e Tratamento das Principais Infecções Oportunistas – IOProfilaxia das IO e Imunização, por Dr. Antônio Araújo/Médico/HGT; Manejo da Co-infecção Tuberculose e HIVCasos clínicosAcidente com exposição a material biológico/PEP, por Drª Mônica B. Bay – Médica / HGT e História Natural da Aids / luto, pela Drª Georgia Cibele – Psicóloga/ UFRN.

Ainda foram expostos temas como Profilaxia para PVHIV:  PreP e PEP, por Drª Vanessa Campos A. de Melo/ Médica/HGT; Manejo nutricional das PVHIV, pela nutricionista do HRF, Jarda Jacinta; Antiretrovirais: toxidade e interações; por Dr José Maria Viana de A. Filho Farmacêutico-bioquímico/HRF; O SAE no HGT A importância da equipe multidisciplinar na adesão terapêutica a PVHIV, pela enfermeira. Roberta T. de M. Serejo Alves/SAE/HGT; Impacto Psicossocial do diagnóstico em PVHIV, pela Drª Carla Glenda S. Silva– Psicóloga /SAE de Macaíba  e Saúde Mental e HIV: o manejo da depressão, suicídio, psicose, síndrome da abstinência alcoólica e agitação psicomotora, pelo Dr Rafael Góis Campos – Psiquiatra/SESAP

“A capacitação foi direcionada aos profissionais de saúde das diversas categorias de nível superior como médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos/bioquímicos, assistentessociais, fisioterapeutas, nutricionistas e odontólogos. Foram capacitados 40 profissionais do Hospital Rafael Fernandes, SAE – Serviço de Atenção Especializado em HIV/AIDS de Mossoró e Profissionais de Assu”, disse a Coordenadora do Núcleo de Gestão de Pessoas do Hospital Rafael Fernandes, Grináuria de Sousa Maia Porto.

“Os participantes tiveram a oportunidade de atualizar e ampliar seus conhecimentos sobre o manejo de pacientes portadores das doenças sexualmente transmissíveis e a AIDS com informações sobre tratamento, aconselhamento, formas de prevenção, além dos procedimentos necessários para o encaminhamento de pacientes para os SAEs – Serviços de Atenção Especializados em HIV/AIDS”, disse a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti.

 

 

Abdias Duque de Abrantes

Assessor de Comunicação Social

II Ursap MTB-PB Nº 604

 

 

 

 

 

 

 

Enviar Comentário

O www.oagora.net esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o www.oagora.net gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.