Capa » GERAL » Sesap realiza em Mossoró Oficina de Prioridades para a elaboração do Plano Estadual de Saúde 2020-2023

Sesap realiza em Mossoró Oficina de Prioridades para a elaboração do Plano Estadual de Saúde 2020-2023

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Coordenadoria de Planejamento e Controle do Sistema de Saúde (CPCS), Subcoordenadoria de Desenvolvimento e Acompanhamentos das Programações de Saúde (SUDEAPS) e a gerência da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), realizará nos dias 05 e 06 de novembro, das 9h às 15h30, no auditório da unidade, uma Oficina de Prioridades para elaboração do Plano Estadual de Saúde 2020-2023 do RN.

DRA EMILIANA CAVALCANTI GERENTE II URSAP 2

Participarão do evento três pessoas por município sendo um gestor, um técnico em saúde e um conselheiro do Conselho Municipal de Saúde. A URSAP apresentará o Quadro de Saúde previamente identificados na sua região de saúde. A equipe da SESAP/CPCS fará uma breve apresentação da dinâmica/metodologia da oficina e do planejamento.

As URSAPS e Coordenações deverão encaminhar a equipe da SESAP/CPCS/SUDEAS os dados consolidados e listas de presença. Representantes da SESAP/CPCS/SUDEAPS deverão orientar, coordenar e acompanhar os grupos de trabalho e todo o processo de definição de prioridades do Plano. As oficinas serão realizadas em todas as regiões de saúde.

PROGRAMAÇÃO

 08h30min Credenciamento. 08h30 min-09h: Abertura/Apresentação da região. 09h30 min – 10h: Noções básicas sobre Planejamento em Saúde e o Plano Estadual. 10h15 min– 12h: Início dos trabalhos em grupo (discussão). 13h30 min – 15h30min: Continuação das discussões em grupo e 15h30min-16h30min: Apresentação em plenária – encerramento.

No dia 05 de novembro participarão os municípios da II Região de Saúde, com sede em Mossoró, com as apoiadoras da Coordenadoria de Planejamento e Controle do Sistema de Saúde (CPCS), Avânia Dias de Almeida e Géssica Rodrigues Cardoso; a apoiadora da Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS), Cristiane Fialho; a apoiadora do Ministério da Saúde, Fabiana Figueiredo e a apoiadora do CER, Edilma Gomes Pereira.

Dia 06 de novembro participarão os municípios da VIII Região de Saúde, com sede em Assu. Presentes as apoiadoras da Coordenadoria de Planejamento e Controle do Sistema de Saúde (CPCS), Avânia Dias de Almeida e Géssica Rodrigues Cardoso; a apoiadora da Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS), Uiacy Nascimento de Alencar e a apoiadora do Ministério da Saúde, Fabiana Figueiredo.

A Portaria n° 2.135, de 2013 estabelece diretrizes para o processo de planejamento no âmbito do SUS, define o Plano de Saúde, as respectivas Programações Anuais e o Relatório de Gestão como os instrumentos fundamentais para o planejamento no âmbito do SUS. Estabelece ainda que o Plano de Saúde deverá observar os prazos do PPA de cada ente da Federação. Dispõe que o processo de planejamento regional integrado será coordenado pela gestão estadual, envolverá os três entes federados e será elaborado no âmbito das regiões de saúde.

Segundo a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti serão realizadas discussões em grupo, com os as regiões de saúde, para melhor elucidação dos agravos de maior impacto no sistema de saúde local, que servirão de subsídio para elaboração das metas que comporão o Plano Estadual de Saúde 2020-2023 do RN.

 

 

 

Abdias Duque de Abrantes

Assessor de Comunicação Social

II Ursap MTB-PB Nº 604

 

 

Enviar Comentário

O www.oagora.net esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o www.oagora.net gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.