Capa » Painel Rotativo » Assembleia de Deus, em São João do Rio do Peixe, comemora 80 anos de fundação

Assembleia de Deus, em São João do Rio do Peixe, comemora 80 anos de fundação

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus na cidade de São João do Rio do Peixe, completou no último dia 1° de junho de 2018, os seus 80 anos de fundação. Para comemorar a data, a igreja estará realizando no período de 12 a 16 de junho, uma programação especial em agradecimento a Deus pelos anos de trabalho e propagação do evangelho.

assembleia

A história da Assembleia de Deus na cidade de São João do Rio do Peixe, na época chamada Antenor Navarro está intimamente ligada a Vicente Guedes Duarte que chegou a cidade no ano de 1934 para trabalhar como alfaiate. Ali, em pouco tempo contraiu núpcias com uma jovem do sítio Araçás, chamada Julinda Tavares, tendo posteriormente se mudado da cidade e retornado definitivamente no dia 1° de junho de 1938. Na noite daquele dia dava-se início os trabalhos evangelísticos da Assembleia de Deus, tendo se realizado o primeiro culto, dirigido por ele e seu pai, Francisco Bezerra Duarte, que era o pastor da igreja em Cajazeiras.

Os primeiros irmãos viveram o início do trabalho assembleiano marcado por um período de muitas dificuldades e perseguições, diante da incompreensão da grande maioria em relação à fé cristã evangélica. Entre os fatos da história da igreja, registram-se a construção dos templos. Com destaque para o prédio onde seria instalado o primeiro templo, o qual chegou a ser alvo de embates por parte de um sacerdote local que investiu todas as suas forças para impedir o crescimento da obra evangélica que ele denominava de “seita protestante”. Esta primeira construção foi embargada judicialmente, sendo inclusive expedido mandado de demolição em 1941.

De 1942 a 1946, a igreja esteve reunida num segundo templo localizado na Avenida 04 de outubro (atual Jacob Frantz). Porém, devido ao crescimento dos congregados, houve a necessidade de se construir um novo templo, no mesmo endereço com vista para o poente.

Este terceiro e último templo foi inaugurado em 02 de julho de 1946 e permanece em funcionamento até os dias atuais.

A Igreja Assembleia de Deus em São João do Rio do Peixe, a segunda igreja mais antiga do sertão paraibano, foi a primeira a possuir uma banda de música. Através do dirigente Vicente Guedes e dos cooperadores João Pedro, Antônio Feitosa de Abreu, Felizardo Feitosa, Fransquinho Pedro foi também à igreja responsável por abrir congregações no sítio

Baixio dos Albuquerques, nas cidades de Sousa, Santa Cruz, Umarí (CE), Santa Helena e até mesmo no sítio Mufumbo, município de Pombal. Posteriormente, foram abertos os trabalhos em Triunfo, Uiraúna e Poço de José de Moura.

Em 1955 foi fundado o Círculo de Oração que continua funcionando até hoje, sendo um dos mais antigos do estado. Atualmente a Assembleia de Deus é a denominação mais antiga em São João do Rio do Peixe e com o maior número de membros, possuindo congregações no Conjunto Tarcílio Pereira (zona urbana) e na vila de Pilões, Baixio dos Albuquerques, Recanto da Barragem e Juazeirinho. É pastoreada desde 28 de abril de 2005, pelo pastor Abraão Guilherme da Silva, que tem se destacado pela conservação dos usos e costumes assembleianos e pelo efetivo trabalho social.

Oagora.net  “A Notícia está aqui”

Prof. Me. Dc. Wlisses Estrela de A. Abreu

Enviar Comentário

O www.oagora.net esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o www.oagora.net gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.