Capa » Painel Rotativo » Dois candidatos com a mesma idade empatam na quantidade de votos a prefeito

Dois candidatos com a mesma idade empatam na quantidade de votos a prefeito

Mauro Risso, do MDB, foi eleito, neste domingo (15), prefeito de Jardinópolis, no Oeste catarinense, após empatar com Antoninho, do PT.

TSE - Tribunal Superior Eleitoral Urna eletrônica

TSE – Tribunal Superior Eleitoral
Urna eletrônica

Risso foi eleito por ser dois meses mais velho do que o segundo colocado. Ambos têm 50 anos e receberam 748 votos, correspondendo a 50% dos votos válidos cada.

Mauro Risso nasceu em 9 de janeiro de 1970. Já Antoninho, no dia 7 de março, também de 1970. Em caso de empate, um dos critérios de escolha, segundo a legislação eleitoral, é a idade.

A eleição em Jardinópolis teve 4,82% de abstenção, 0,53% votos brancos e 1,12% votos nulos.

aaa044f61b6a422684917d7c497e15cf_5fb638f2ed5a1

Conforme a legislação eleitoral, para vencer, nas cidades grandes, um candidato precisa receber pelo menos 50% dos votos válidos, e mais um voto. Em cidades com menos de 200 mil eleitores, como Jardinópolis, essa regra deixa de valer e apenas a maioria simples é necessária para garantir a vitória.

O que dizem os candidatos

Sobre a vitória, Mauro Risso afirmou em vídeo que “Esta foi uma campanha totalmente diferente das demais, em que a gente procurou levar uma proposta de trabalho a todos os eleitores do nosso município. E o resultado foi um pouco acirrado, mas deu para mostrar que a população aceitou a nossa proposta”.

O candidato Antonino disse que “foi uma vitória nossa porque a metade da população nos apoiou. Então a gente se sente um pouco triste, é claro, porque não vamos poder assumir o pleito no dia 1º. Mas também se sente contente porque temos o apoio justamente da metade da população”.

Enviar Comentário

O www.oagora.net esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o www.oagora.net gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.