Capa » Painel Rotativo » RESGATE: Começam serviços de pintura da Estação de ferroviária de São João do Rio do Peixe

RESGATE: Começam serviços de pintura da Estação de ferroviária de São João do Rio do Peixe

 

A população de São João do Rio do Peixe continua engajada na campanha cujo objetivo principal é salvar o prédio histórico da antiga Estação de ferroviária do município, que estava abandonado há anos e servido apenas como ponto de encontro para consumo de drogas e vandalismo. O prédio já estava totalmente deteriorado, num grande desrespeito à história.

ESTAÇÃO SOL

A estação de trem é considerada por historiadores o símbolo maior do desenvolvimento da região, já que ela foi inaugurada ainda nos anos 20, proporcionando o deslocamento de pessoas e mercadorias entre os municípios e até estados vizinhos. Esse tipo de transporte entrou em desuso, entretanto, a história e seu patrimônio precisam ser preservados.

Preocupados com a deterioração do prédio, pessoas de vários segmentos da sociedade de São João do Rio do Peixe lançaram a campanha ‘Salve a Estação’, e passaram a arrecadar fundos de várias maneiras para reformar o prédio. A arrecadação acontece ainda hoje, através de doações voluntárias e por meio de eventos onde os engajados comercializam produtos.

Segundo o escritor Rogério Galvão, o próximo passo após a reforma é transformar a estação em um “espaço itinerante”, um local para a realização de eventos socioculturais.

“Nós da campanha estamos dando essa oportunidade ao sãojoãonense de ter um espaço para a arte e a cultura. Com a parceria do poder público municipal vamos, se Deus quiser, terminar essa obra”, afirma o escritor.

O professor Wlisses Estrela destacou a importância histórica da construção ferroviária para a cidade e o sentimento existente no coração dos sãojoanenses.

“A estação representa muito porque foi o trem que trouxe o verdadeiro progresso da cidade nas décadas de 20, 30, 40, e nós víamos o símbolo do progresso nessa situação lamentável.”

Para fazer a reforma o movimento também buscou e conseguiu o aval do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e da gestão municipal.

WLISSES ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
BANCO DO BRASIL
AGÊNCIA 1449-4
CONTA CORRENTE 26010-X

 

Oagora.net “A Notícia está aqui”

José Ronildo

Enviar Comentário

O www.oagora.net esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o www.oagora.net gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.