Capa » Painel Rotativo » Sindicalistas do Alto Sertão da Paraíba discutem Curso de Formação Política em São João do Rio do Peixe

Sindicalistas do Alto Sertão da Paraíba discutem Curso de Formação Política em São João do Rio do Peixe

Os sindicalistas  filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Alto Sertão da Paraíba reuniram-se  sexta-feira (9) na sede do  Sindicato dos Funcionários Municipais de São João do Rio do Peixe. O evento foi coordenado pela presidenta do Sindicato dos Funcionários do Município de Cajazeiras (SINFUMC) e secretária da CUT,  professora Elinete Lourenço Rolim.

REUNIÃOO

Durante o evento foram discutidos diversos pontos como mobilizações, representação sindical de base, avaliação das demandas sindicais, deliberações e encaminhamentos. Um tema de grande importância discutido foi sobre o Curso de Formação em Organização e representação Sindical de Base (ORSB). O curso será ministrado nos dias 14, 15 e 16 de setembro na sede do  Sindicato dos Funcionários Municipais de São João do Rio do Peixe.

Segundo a presidenta do Sindicato dos Funcionários do Município de Cajazeiras (SINFUMC) e secretária da CUT, Elinete Lourenço Rolim, o Curso de Formação em Organização e representação Sindical de Base (ORSB) é uma estratégia  do Plano  Nacional de Formação  de Dirigentes da CUT e um dos instrumentos  para fortalecer o projeto sindical, bem como ampliar a representação sindical da CUT  nos locais de  trabalho.

REUNIÃO

Participaram da reunião a presidenta do Sindicato dos Funcionários do Município de Cajazeiras (SINFUMC) e secretária da CUT, Elinete Lourenço Rolim; o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Bernardino Batista (SINSERMUBB), professor Hiltom Paulo Araújo Almeida; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uiraúna, professor Edilson Anacleto David; a representante dos Servidores Públicos Municipais de Poço Dantas, professora Erivalda Paulina Deniz; o presidente do Sindicato dos Funcionários do Município de Poço de José de Moura (SINFUMP), professor Reginaldo Tavares; a  presidenta do Sindicato dos Funcionários Municipais de São João do Rio do Peixe (SINFUMSPE),  Patrícia Macário; a presidenta do Sindicato de  Cachoeira dos Índios, Joelma Rolim e o presidente do Sindicato de Carrapateira, Thiago Ferreira.

REUNIAO SINDICATO SÃO JOAO RIO DO PEIXE

O CURSO DE GESTÃO SINDICAL

O Curso de Gestão Sindical e Organização e Representação Sindical de Base (ORSB) da Central. O treinamento é uma realização das Secretarias Nacionais de Administração e Finanças e Formação da CUT Brasil, em parceria com a Escola Nordeste de Formação e as respectivas secretarias das centrais estaduais. A iniciativa tem como objetivo intensificar a luta sindical e reforçar a resistência, promovendo uma compreensão mais ampla das conjunturas gerais, gerando subsídios para a mobilização das bases e as lutas por direitos.

A abordagem do curso privilegia o debate sobre as principais questões políticas, jurídicas, administrativas e contábeis que envolvem a estratégia de gestão sindical CUTista; o aprofundamento da democratização dos processos de tomadas de decisões nas entidades, bem como potencializar a metodologia do Orçamento Participativo na gestão sindical e contribuir na consolidação de uma política de financiamento das instâncias e políticas da CUT.

Para a representante dos Servidores Públicos Municipais de Poço Dantas, professora Erivalda Paulina Deniz;, um dos maiores perigos representados nesse cenário atual é o crescimento da direita no Brasil. “O ataque à democracia passa por isso”, disse ela, que demonstrou ainda preocupação com os poderes Legislativo e Judiciário: “O Parlamento brasileiro deixou de ser um instrumento de formular políticas e propostas para o país. Ainda para Erivalda Deniz, as consequências do golpe deverão ser algo mais prolongadas, “porque têm componentes que não estão na política, mas na ação da direita articulada internacionalmente”. Ela assinalou, com preocupação, a retomada do neoliberalismo, os ataques aos direitos trabalhistas  e ao estado brasileiro.

Segundo o presidente do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uiraúna, professor Edilson Anacleto David, o curso de ORSB é um dos instrumentos para fortalecer o Projeto Sindical, bem como ampliar a representação sindical da Central nos locais de trabalho. Um dos seus objetivos é o fortalecimento das entidades sindicais de base das pessoas participantes na atual conjuntura do país de ataques à democracia e às instituições democráticas.

Na opinião do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Bernardino Batista (SINSERMUBB), professor Hiltom Paulo Araújo Almeida, a formação sindical é um espaço constante de construção coletiva do conhecimento dos trabalhadores e trabalhadoras. ”Entendemos que a Formação Sindical e Política deve estar sempre presente em todos os momentos e atividades das entidades sindicais. O curso expande os horizontes, conceitos, possibilita um intercâmbio de aprendizado e complementa o conhecimento que é utilizado cotidianamente nos sindicatos”, avalia Hiltom Paulo.

Para o presidente do Sindicato dos Funcionários do Município de Poço de José de Moura (SINFUMP), professor Reginaldo Tavares, a formação política é fundamental para a organização sindical de base eficiente que precisa ser desenvolvida permanentemente. “Nós temos como preocupação setores fundamentais, como a juventude, os trabalhadores da educação e a mulher trabalhadora. O local de trabalho é onde subsidia as formulações das propostas para as mais diversas categorias”, destaca.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista MTB-PB nº 604

Enviar Comentário

O www.oagora.net esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o www.oagora.net gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.