Capa » Painel Rotativo » Representantes do BB de São João do Rio do Peixe sentam com representantes de segmentos sociais e Conselho de Segurança Municipal é criado

Representantes do BB de São João do Rio do Peixe sentam com representantes de segmentos sociais e Conselho de Segurança Municipal é criado

A população aguarda com muita expectativa a reabertura e funcionamento da agência bancária de São João do Rio do Peixe. Com isso, várias outras cidades serão beneficiadas com a ação

22046735_363760980743256_1654344732119634530_n

Foi realizada na manhã dessa sexta-feira, 30, no paço da Câmara Municipal de São João do Rio do Peixe, uma reunião com o objetivo de oficializar o Conselho Municipal de Segurança Pública – CONSEG, conforme a Lei Municipal de número 1.351/2017.

Cumprindo normas da direção nacional do Bando do Brasil, o Conselho Municipal de Segurança Pública de São João do Rio do Peixe foi constituído com a finalidade de acompanhar a Política de Segurança Pública do Município que envolve a sociedade são-joanense, sendo então esse o fator primordial para, em breve tempo, acontecer a reabertura integral da agência bancária de São João do Rio do Peixe, fechada há mais de seis meses.

No auge da reunião formatou-se o que disciplina o Lei 1351/2017 sobre os membros titulares e suplentes que deverão fazer parte do Conselho, sendo a recomendação  que seja representantes de diversos segmentos sociais e número de dez membros.

A composição foi a seguinte: Representantes da OAB-PB, Conselho Tutelar, Polícia Militar e Civil, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, CDL, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Vigilantes do Estado da Paraíba e representante das empresas do ramo financeiro.

Após a formação do Conselho, houve a escolha, dentre os membros, da primeira diretoria que ficará a frente para o biênio 2017/2018. Ficaram como presidente e vice uma representante da CDL e um da Prefeitura, Edileuza de Sousa e Paulo Henrique -respectivamente.

A população aguarda com muita expectativa a reabertura e funcionamento da agência bancária de São João do Rio do Peixe. Com isso, várias outras cidades serão beneficiadas com a ação.

SAIBA MAIS SOBRE Os CONSEG´s

A definição de CONSEG (Conselho de Segurança) se encaixa perfeitamente à orientação do art. 144 da Constituição Federal do Brasil, quando diz que a preservação da ordem pública é dever do Estado, porém, direito e responsabilidade de todos. Contudo, a ideia do Conselho Comunitário de Segurança surgiu para criar um espaço onde todos poderiam se reunir e pensar estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, tranquilidade e insalubridade da comunidade, orientados pela FILOSOFIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA.

O Conselho Comunitário de Segurança é uma entidade de apoio às polícias estadual. Em outras palavras, são grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar, e acompanhar as soluções de seus problemas, o qual se reflete na segurança pública. São meios de estreitar a relação entre comunidade e polícia, e fazer com que estas cooperem entre si.

Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.

Quais os objetivos dos CONSEGs?

  • Integrar a comunidade com as autoridades policiais, com as ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população;
  • A comunidade propor às autoridades as definições de prioridade na Segurança Pública na sua região;
  • Articular a comunidade visando a prevenção e a solução de problemas ambientais e Sociais;
  • Fazer com que a comunidade interaja com as unidades policiais tendo em vista a resolução de seus problemas.

Quem participa?

Para que os CONSEGs consigam fazer um bom trabalho na prevenção e no combate ao crime é necessário firmar parcerias, essas parcerias são feitas com “os seis grandes”, eles são órgãos e entidades que podem facilitar o trabalho dos CONSEGs.

1-As polícias – Polícia Civil e Polícia Militar

2-A Comunidade – Pessoas da comunidade, que trabalhem, residam ou estudem;

3-As autoridades cívicas eleitas – Prefeitos, vereadores, entre outros;

4-Empresários – Empresas pequenas, médias ou grandes que estejam localizadas na comunidade;

5-Outras instituições – ONGs, igrejas, escolas, associação de moradores, clubes de serviços, conselho tutelar, regionais da prefeitura, secretarias municipais e estaduais, guarda municipal, entre outros;

6-A mídia – Rádios locais, jornais locais, emissoras de televisão, entre outros.

Organização Social

A principal função de um CONSEG é a organização da comunidade que representa. Tem também como objetivo básico a busca da solução para problemas que afetam a comunidade, buscando a sua auto-suficiência.

A capacidade de organização de uma comunidade é fator determinante para seu progresso. Assim quanto mais autossuficiente e capaz de se organizar na busca de satisfação de suas necessidades, mais rapidamente obterá níveis ótimos de paz social.

Para isso, o CONSEG é uma grande ferramenta de organização social e de exercício de cidadania.

 Quem ganha com os CONSEGs?

A Comunidade – porque os Conselhos proporcionarão mais segurança e integração, ou seja, uma melhor qualidade de vida;

A polícia – pois pode contar com a ajuda da comunidade, facilitando seu trabalho e tornando-o mais eficaz;

Você – porque esta é uma maneira de ter mais segurança pra você e sua família.

Oagora.net  “A Notícia está aqui

Enviar Comentário

O www.oagora.net esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o www.oagora.net gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.