Capa » SAÚDE » II Regional de Saúde realiza 180 atendimentos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais em Mossoró

II Regional de Saúde realiza 180 atendimentos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais em Mossoró

A equipe do Programa Regional de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), do HIV/AIDS e Hepatites Virais e dos Núcleos Técnico e de Humanização da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), com sede em Mossoró promoveu  quarta-feira (27), das 13h às 17, no Hospital Regional  Tarcísio Maia (HRTM)  ações educativas voltadas para o Carnaval 2019, com realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, além da distribuição de preservativos com os servidores e os usuários do hospital. Ação faz parte da programação de prevenção na semana do Carnaval.

TESTE HIV 3

Participaram da ação a coordenadora do Programa Regional  de Prevenção e Controle  das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), do HIV/AIDS e Hepatites Virais, assistente social, Kelly Formiga Escóssia, a ccoordenadora do Núcleo de  Recursos Humanos do Hospital Tarcísio Maia, assistente  social, Herbênia Ferreira da Silva,  bioquímico João Paulo Dantas, bioquímica Ermenegilda Freitas,   o  coordenador do Núcleo Técnico da II Ursap, Antônio Irineu Pereira dos Santos (Tony Santos), o coordenador do Núcleo de Humanização  e Qualidade de Vida no Trabalho (NHQVT), Erialdo Rebouças e demais técnicos da II Ursap. A ação contou com o apoio do diretor geral médico Eliezer Laurindo e do diretor administrativo Valmir Alves do Hospital Tarcísio Maia.

TESTE HIV 2

Segundo o coordenador do Núcleo Técnico da II Ursap, Antônio Irineu Pereira dos Santos (Tony Santos), foram  realizados 30 testes rápidos de HIV,  30 testes de sífilis, hepatite B (30), hepatite C (30), aconselhamentos pré-teste (30), aconselhamentos pós-teste (30) e 288 preservativos distribuídos. 180 pessoas foram atendidas.

TESTE HIV 1

O carnaval é um momento importante para intensificar as ações de prevenção, buscando sensibilizar a população em geral sobre a importância do uso de preservativos em qualquer tipo de relação sexual. O uso da camisinha, tanto a masculina como a feminina, é um método mais eficaz para evitar a disseminação das Infecções Sexualmente Transmissíveis, em especial, HIV, sífilis e hepatites.

Como se prevenir contra as ISTs

“A camisinha ainda é, segundo a Organização Mundial da Saúde, um dos métodos mais efetivos para prevenir as infecções sexualmente transmissíveis quando usada de maneira correta e consistente. Os preservativos estão disponíveis gratuitamente em qualquer serviço de saúde do SUS. As vacinas também são seguras, efetivas e recomendadas para prevenir hepatite B e infecções pelo vírus HPV. Ambas devem ser aplicadas preferencialmente antes do início da atividade sexual, mas podem ser utilizadas depois”, disse  a coordenadora  Kelly Formiga Escóssia.

“A preocupação deve existir o ano todo, mas o carnaval é um período que devemos acender um alerta para as infecções sexualmente transmissíveis, vírus HIV/AIDS e Hepatites Virais “, ressaltou a coordenadora do Programa Regional  de Prevenção e Controle  das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), do HIV/AIDS e Hepatites Virais, assistente social, Kelly Formiga Escóssia.

Abdias Duque de Abrantes

Assessor de Comunicação Social

II Ursap MTB-PB Nº 604

 

 

Enviar Comentário

O www.oagora.net esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o www.oagora.net gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.