Capa » Sem categoria » HUJB passa a oferecer 700 ultrassonografias para gestantes, crianças e adolescentes

HUJB passa a oferecer 700 ultrassonografias para gestantes, crianças e adolescentes

Em uma carroça, Janiane Cavalcanti chega ao Hospital Universitário Júlio Bandeira, vinculado à UFCG e à Rede Ebserh, acompanhada do marido e do filho mais novo.

A agricultora, que está grávida de 7 meses e mora em um povoado próximo a Cajazeiras, é uma das beneficiadas com o novo serviço de ultrassonografia implantado este mês na unidade e que deve desafogar todo o sistema, além de garantir maior rapidez nos agendamentos e satisfação por parte das usuárias, que costumam esperar meses pelo exame. Serão ofertadas quase 700 ultrassonografias por mês para mulheres, crianças e adolescentes.

“O médico tentou marcar para a Policlínica do município (um dos pontos onde são feitos os procedimentos), mas estava lotado, não tinha mais vaga. Estou esperando por esse ultrassom, principalmente porque ainda não sei o sexo e não comprei nada do enxoval. Tenho certeza que terei um bom atendimento”, disse Janiane, pouco antes de entrar no consultório.

A regulação é feita por meio dos municípios, um total de 15 cidades cuja população de mais de 177 mil pessoas já é referenciada para o HUJB nos casos de pediatria. Antes da oferta do serviço de ultrassonografia voltada à saúde da mulher no hospital universitário, os únicos pontos que disponibilizavam o exame em Cajazeiras eram a Policlínica e a Maternidade Dr. Deodato Cartaxo.

“A regulação dos atendimentos eletivos do HUJB está sendo feita através do agendamento pela Central de Regulação e Exames e Consultas (CREC) do município de Cajazeiras e posteriormente pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Os usuários são atendidos na Unidade Básica de Saúde da Família e encaminhados para a CREC”, detalhou a chefe do setor de Regulação e Avaliação em Saúde do HUJB, Tereza Lourença Araújo.

Oagora.net ‘A Noticia está aqui’

José Ronildo

Enviar Comentário

O www.oagora.net esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o www.oagora.net gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.