Capa » Painel Rotativo » Pilões começa a sangrar: Principais açudes da região de Cajazeiras acumulam 188.698.895 m³

Pilões começa a sangrar: Principais açudes da região de Cajazeiras acumulam 188.698.895 m³

O açude de Pilões, em São João do Rio do Peixe, com capacidade para 13 milhões de metros cúbicos de água, começou  a sangrar da sexta para o sábado, 21 de abril.

pilóesOs principais açudes da região polarizada por Cajazeiras, em número de 14, a maioria monitorados pela Aesa, já acumulam 188 milhões 698 mil 895 metros cúbicos de água. Depois de muitas indefinições em relação ao inverno deste ano, as chuvas estão correspondendo em todo semiárido nordestino, inclusive, na região de Cajazeiras.

A capacidade total desses mananciais é de 836 milhões 508 mil 419 metros cúbicos de água. O Açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas), está com 61 milhões 834 mil 560 metros cúbicos, que corresponde a 24,25% de sua capacidade. No início do ano, estava com pouco mais de 3% de sua capacidade e gerava preocupações. A capacidade do açude de Boqueirão de Piranhas é de 255 milhões de metros cúbicos de água.

O inverno deste ano já dá uma certa tranquilidade em relação ao abastecimento d’água de Cajazeiras, São José de Piranhas, cujo açude São José I, que abastece a cidade, ficou seco e a água deixou de jorrar nas torneiras.

O açude Lagoa do Arroz que abastece a zona norte de Cajazeiras e as cidades de Santa Helena, Bom Jesus e mais recentemente, São João do Rio do Peixe, chegou a 16 milhões 394 mil 425 metros cúbicos de água, que representa 20,44% de sua capacidade, que é de 80 milhões 220 mil 250 metros cúbicos de água.

Já o açude Pilões, em São João do Rio do Peixe, que capacidade para acumular 13 milhões de metros cúbicos de água começou  a sangrar da sexta para o sábado, 21 de abril.

A população está super feliz pelo acúmulo de água nos mananciais de sertão, tranquilizando os moradores no que diz respeito a falta da água para o consumo humano.

Oagora.Net “A Notícia está aqui”

Com José Ronildo

Enviar Comentário

O www.oagora.net esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o www.oagora.net gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.