Capa » COLUNISTAS » A importância da motivação

A importância da motivação

Você sabe o que é estar motivado? Sabe! Espero que estejamos pensando da mesma forma.

Segundo estudiosos do comportamento humano, motivação é uma energia que brota no ser humano e é gerada de dentro para fora, ou seja, é intrínseca, tanto no campo físico, quanto no campo psicológico. Portanto a motivação pode ser de origem fisiológica ou psicológica.

Fora do ser humano não existe motivação. O que existe são estímulos ou condicionamentos sociais que incentivam ainda mais o comportamento humano em busca de determinados desejos ou objetivos a serem atingidos.

Poderíamos dar um exemplo próprio do que falamos acima. “Uma campanha de vendas onde o vendedor vencedor receberá um prêmio pelo cumprimento das metas ou pelo maior volume de venda realizado, etc.; “o prêmio”, não é essencialmente o fator motivante, e sim um simbolismo ao reconhecimento social da possível vitória e que, de certa forma, mexe diretamente com o comportamento dos participantes induzindo-os a uma possível motivação. Nesse caso em particular, o real causador da motivação é o desejo de vencer, os sonhos a se realizarem, a vontade de superação, etc”.

O fato de lidar diretamente, e todos os dias, com pessoas nos faz perceber com facilidade quem são, dentro da empresa, as pessoas realmente motivadas. Quem são aquelas pessoas que ficam torcendo internamente para a noite passar mais rápida e o dia amanhecer logo para começar o seu trabalho. Vocês podem até não acreditar, mas, existem pessoas assim. E existem muitas! Pessoas que gostam do que fazem e que têm o trabalho não só como uma atividade que vai lhe render o salário no final do mês, mas, como uma atividade que lhe proporciona prazer, entusiasmo e muita, mas muita motivação.

É desta forma que devemos encarar o nosso “trampo” como costumam dizer. Afinal de contas é o lugar em que passamos mais tempo em atividade durante o nosso dia. Basta considerar que um dia tem vinte e quatro horas, das quais, oito, passamos dormindo, outras oito passamos em atividades diversas e variadas (almoço, jantar, escola, diversão, etc.). Só nos restam as oito que passamos trabalhando. Isso quando só trabalhamos oito horas por dia. E são essas preciosíssimas oito horas de trabalho que temos de encarar com muita garra, muita disposição e muita motivação. Temos de encarar nosso trabalho como uma brincadeira. Uma brincadeira séria onde nos divertimos e ainda somos pagos por isso. É assim que devemos tratar o nosso trabalho. Isso sim pode se chamar de motivação.

Encerrando gostaria de lembrar que no momento em que vivemos atualmente, patrões e chefes preferem cem por cento, pessoas comprometidas e motivadas. A motivação dá mais saúde às pessoas. Um ser humano motivado é psicologicamente cheio de esperança e pensamento positivo. Motivação dá mais alegria, razão e gosto de se viver. A motivação dá mais sentido de comprometimento, transforma seres humanos medrosos, apáticos e sem projetos de vida, em pessoas pro-ativas, realizadoras, determinadas, audaciosas e cheias de propósitos, em busca de conquistas de metas pessoais e profissionais. Seja uma pessoa motivada!

Concluo este artigo com uma frase de Confúcio (filósofo chinês) que muito me apraz: “Quando você consegue transformar a sua labuta em diversão, você não trabalha sequer um dia de sua vida.”

Paulo Sóstenes Moreira Rangel

Enviar Comentário

O www.oagora.net esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o www.oagora.net gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.