Capa » Eventos » Livro sobre a história de São João do Rio do Peixe será lançado no dia 6 de junho

Livro sobre a história de São João do Rio do Peixe será lançado no dia 6 de junho

l2

Será lançado no próximo sábado, 06 de junho, às 19 horas, no Festmais Recepções

em São João do Rio do Peixe, o livro “São João na Colônia e no Império: fazenda, povoado e vila (1691-1889)”, de autoria do Professor e Mestre em História pelo PPGH/UFCG, Wlisses Estrela de Albuquerque Abreu.

A obra apresenta-se como fruto de sistemática pesquisa realizada a partir de uma variedade de fontes documentais localizadas em diversos arquivos no Brasil e em Portugal, que remontam ao período colonial e imperial de São João do Rio do Peixe, uma das mais antigas localidades do sertão paraibano.

Desses vestígios garimpados do passado, construiu-se uma narrativa histórica que evidencia o percurso do desenvolvimento local delineado inicialmente pela implantação da fazenda de criação de gado pertencente ao português João Dantas Rothéa. Avançando no tempo, destaca-se como a fazenda que deu lugar a uma povoação foi, posteriormente, sendo desenvolvida e se tornando sede de freguesia, distrito de paz, e por fim, elevada à categoria de município com o status de vila.

Segundo o autor professor Wlisses Estrela de Albuquerque, a obra se configura um marco comemorativo aos 290 anos de nascimento do fundador de São João do Rio do Peixe, o Coronel João Dantas Rothéa, nascido no dia 04 de fevereiro de 1725, no lugar de Antas, da freguesia de Rubiães, Distrito de Viana do Castelo, Portugal.

Enviar Comentário

O www.oagora.net esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o www.oagora.net gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.