Capa » GERAL » Quase 50 crianças com covid estão internadas em hospitais paraibanos

Quase 50 crianças com covid estão internadas em hospitais paraibanos

Sociedade Paraibana de Pediatria diz que aumento de casos em crianças reflete agravamento global da pandemia no estado e não apenas de uma faixa etária.

corona03

Pelo menos 47 crianças com Covid-19 estão internadas em hospitais da Paraíba, conforme levantamento divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta quinta-feira (11). Delas, 10 ocupam leitos de UTI e outras 37 estão em enfermarias (veja dados abaixo).

João Pessoa – Hospital Municipal Valentina

  • 10 leitos de UTI, sendo 8 ocupados
  • 30 leitos enfermaria, sendo 28 ocupados

Campina Grande – Hospital da Criança e do Adolescente

  • 4 leitos de UTI, sendo 2 ocupados
  • 29 leitos de enfermaria, sendo 8 ocupados

Patos – Hospital Noaldo Leite

  • 6 leitos Enfermaria, sendo 1 ocupado

Com as internações, a taxa de ocupação de leitos UTI pediátrica no estado é de 62%, enquanto a de enfermaria é de 56,92%.

O secretário executivo de saúde do estado, Daniel Beltrammi, disse em entrevista ao JPB1, que a rede estadual de saúde apresenta crescimento na ocupação de leitos por crianças.

Crianças fazem menos casos moderados ou graves do que adultos, isso é fato. Mas em um momento que a pandemia tá aquecida do jeito que tá, o número de casos de crianças que precisam de internações hospitalares, fatalmente também cresce”, explicou.

De acordo com o médico pediatra Leonardo Cabral, presidente da Sociedade Paraibana de Pediatria, o aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus em crianças reflete um avanço global da pandemia no estado e não apenas de uma faixa etária.

“A gente não tá enfrentando uma nova cepa que acomete mais crianças. A gente tá vendo mais crianças acometidas, porque a gente tá tendo um maior número de casos diagnosticados”, justificou.

Conforme o secretário estadual, o acolhimento das crianças com sintomas ou diagnóstico confirmado para a doença é feito nos hospitais que são considerados portas de entrada para tratamento do novo coronavírus. Em João Pessoa, uma das unidades é o Hospital Municipal Valentina. Já em Campina Grande, o Hospital Municipal Pedro I.

“É fundamental manter as crianças protegidas também. Acima de dois anos de idade, as crianças podem e devem utilizar máscaras confortáveis, que não marquem ou machuquem o rosto”, orientou.

Enviar Comentário

O www.oagora.net esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o www.oagora.net gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.