Capa » Painel Rotativo » Aniversário de 89 anos da matriarca Noemi Virgínio, viúva do saudoso pecuarista Deca Barbosa, em Uiraúna

Aniversário de 89 anos da matriarca Noemi Virgínio, viúva do saudoso pecuarista Deca Barbosa, em Uiraúna

Filhos, netos, bisnetos e amigos celebraram com um churrasco na noite de domingo (29) de setembro na Comunidade de Mato Grosso-Uiraúna-PB, o aniversário da matriarca Noemi Virgínio de Santana, A aniversariante é viúva do saudoso pecuarista José Joaquim de Santana (Deca Barbosa), irmão do agropecuarista Assis Barbosa “in memoriam”. Dona Noemi Virgínio nasceu em Sousa-PB em 25 de setembro de 1930 filha do saudoso João Virgínio dos Santos e Dona Deolinda Virgínio dos Santos.

448283ba-b4c2-40c2-a5a3-60619e0046e0

São seus filhos o produtor rural Joaquim de Deca, o comerciante Nivaldo Barbosa, o produtor rural Francisco Barbosa de Santana (Chico de Deca), Maria de Deca, o produtor rural João de Deca, José Barbosa de Santana (Dedé de Deca) “in memoriam” e o saudoso comerciante Genival Barbosa de Santana. Tem 29 netos, 44 bisnetos e 08 trinetos.

Dona Noemi Virgínio sempre foi mãe, avó e bisavó zelosa. Várias são as razões que contribuíram para que Dona Noemi chegasse até os seus 89 anos, dentre elas o amor pela família e pelo trabalho. Uma referência para a família. Dona Noemi é um ser iluminado. Sua vida foi dedicada a família e criou os filhos dentro dos princípios religiosos da Igreja Católica.

79c084d7-b154-458e-aa25-eaaf60677b0a

Dona Noemi Virgínio é símbolo de força, fibra, determinação, coragem e bravura. Sua casa está sempre de portas abertas para receber parentes e amigos. Dona Noêmia encontrou na fé cristã a firmeza para ultrapassar as perdas da vida: dos seus pais João Virgínio dos Santos e Dona Deolinda Virgínio dos Santos, do esposo Deca Barbosa e dos seus filhos Dedé e Genival. É carismática, querida e considerada uma das cidadãs ilustres do Município de Uiraúna.

“Minha avó é uma mulher simples, com firmeza de caráter, convicção em dizer não, quando necessário. Possui flexibilidade e delicadeza quando convenientes. Ela sabe decidir, com firmeza e segurança, o que é melhor. Essa herança recebemos e colocamos em prática sempre e para todo o sempre”, revela a neta e servidora pública Noêmia Virgínio Neta (Dinha).

“Foi a maneira que encontramos de homenageá-la e mostrar todo o nosso carinho e agradecimento por todos esses anos. Minha avó é uma pessoa muito forte e determinada, sempre deu bons ensinamentos aos filhos, netos e bisnetos, principalmente, a honestidade ”, disse o neto e comerciante Galego Pedro.

Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604

Enviar Comentário

O www.oagora.net esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o www.oagora.net gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.