Capa » FOTO NOTÍCIA » Sem CoronaVac, municípios paraibanos temem interrupção da vacinação

Sem CoronaVac, municípios paraibanos temem interrupção da vacinação

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) emitiu um alerta nesta sexta-feira (30) para provável interrupção da campanha de vacinação nos municípios paraibanos. Mesmo com o acordo de empréstimo de doses da vacina Coronavac pela Prefeitura de João Pessoa para complementação do esquema vacinal, estima-se que o quantitativo não seja suficiente.

VACINA_36457_17_608c592e5ce66

Em carta, o Cosems afirma que responsabilizar gestores municipais de Saúde pelo atraso na vacinação é “injusta e inadequada, pois atribui ao ente uma responsabilidade que não é dele”.

Neste momento, todas as pessoas que trabalham no Sistema Único de Saúde estão envidando esforços para aplicar as vacinas recebidas em tempo recorde, bem como, garantir o cumprimento dos prazos na aplicação das segundas doses, porém, para que esta execução obtenha êxito precisa-se que os municípios tenham o primordial, que é a vacina”, complementa.

Em março, o Ministério da Saúde comprometeu a aplicação da segunda dose em todo país após a orientação para municípios não guardarem vacinas em estoque para segunda aplicação. Havia a promessa de que novas remessas seriam enviadas em uma maior quantidade de imunizantes, o que não se concretizou.

Com o atraso no envio de insumos da China, a produção da CoronaVac, que é responsável por mais de 80% da vacinação no Brasil, está prejudicada. Para piorar, o governo federal através do ministro da Economia, Paulo Guedes, criou mais um atrito com os chinês ao responsabilizar o país asiático pela pandemia.

Fonte: Mais PB

Enviar Comentário

O www.oagora.net esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o www.oagora.net gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.